Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Janeiro > Login único beneficia 45 milhões de pessoas no país

Economia

Login único beneficia 45 milhões de pessoas no país

GOVERNO DIGITAL

Ferramenta permite acesso a mais de 400 serviços on-line do governo federal em quatro estados e no DF
por publicado: 02/01/2020 12h43 última modificação: 27/01/2020 18h36

A ideia de acessar os serviços públicos com o mesmo login e a mesma senha está se espalhando pelo país. Mais um estado aderiu no final de 2019 ao login único desenvolvido pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia: Santa Catarina. A iniciativa já resulta em 45 milhões de pessoas cadastradas e torna mais simples e fácil a vida do cidadão. Ao se cadastrar, o usuário dispõe de mais de 400 serviços com acesso digital e os utiliza sem precisar memorizar múltiplos códigos ou senhas.

Os outros estados que já haviam aderido ao login único são Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. Os municípios de Belo Horizonte (MG) e Blumenau (SC) também passaram a integrar o projeto. Não há custo algum para estados e municípios que aderirem. As unidades federativas só precisam fazer a integração de seus sistemas à plataforma. A partir daí, todo o custo de manutenção, evolução e suporte ao cidadão fica a cargo do governo federal.

"O principal benefício para estados e municípios é poder contar com uma plataforma segura, em que os dados do cidadão são validados nas diversas bases do governo federal, além da possibilidade do uso de certificado digital. Toda e qualquer evolução que é feita nessa plataforma, seja para trazer mais segurança ou melhor experiência para o cidadão, acaba refletindo positivamente também nos serviços estaduais e municipais. Por isso, a gente centraliza o nosso esforço em uma única plataforma", ressalta o diretor do Departamento de Serviços Públicos Digitais da Secretaria de Governo Digital, Luiz Miyadaira.

Benefícios

A iniciativa do login único permite que cidadãos e empresas se cadastrem uma única vez, de forma segura, para ter acesso a centenas de serviços públicos digitais do governo federal e também dos governos estaduais e dos municípios que tiverem aderido. A cada dia, novos serviços são integrados à plataforma, oferecendo ao cidadão mais possibilidades e comodidade. Basta acessar o portal gov.br .

Como aderir

Para os gestores estaduais e municipais conectarem seu sistema à plataforma do governo federal, basta entrar em contato pelo número (61) 2020-2407 e solicitar uma reunião com a equipe do Departamento de Serviços Públicos Digitais da Secretaria de Governo Digital.