Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Dezembro > MCTIC é o primeiro órgão a aderir ao programa TransformaGov

Economia

MCTIC é o primeiro órgão a aderir ao programa TransformaGov

Gestão

Agora, ministério executará plano de trabalho elaborado conforme sua necessidade de modernização
por publicado: 06/12/2019 15h12 última modificação: 06/12/2019 18h19

05-12-2019 - Assinatura do 1º termo de adesão ao transformaGov no Bloco E - Brasília DF

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) aderiu, na quinta-feira (5/12), ao Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado – TransformaGov. O programa tem como objetivo avaliar e transformar os modelos de gestão, processos de trabalho, arranjos institucionais e estruturas organizacionais, a fim de otimizar a execução de políticas públicas, tornar o gasto público mais eficiente e entregar mais valor à sociedade.

Segundo o secretário de Gestão do Ministério da Economia (ME), Cristiano Heckert, o órgão interessado em aderir ao programa receberá um plano de trabalho customizado de acordo com o diagnóstico da necessidade de modernização da instituição avaliada. A partir dos dados levantados, o ME propõe um conjunto de soluções para que o órgão alcance o resultado esperado.

“Temos várias ações que já foram desenvolvidas pelo Ministério da Economia e que podem tornar a atuação dos órgãos mais eficiente, como a transformação digital de serviços, a Plataforma +Brasil, o Táxigov e projetos de centralização de compras públicas”, explicou Heckert. “O intuito é implementar esse conjunto de soluções de acordo com a necessidade do órgão”.

As ações incluem a revisão do Plano Estratégico do órgão e seu alinhamento com o Plano Plurianual (PPA) 2019-2022 e com a Estratégia Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Endes). Também estão previstas a melhoria de serviços públicos, o aperfeiçoamento de processos internos, e a readequação de estruturas organizacionais vigentes, entre outras ações.

A Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia (SEDGG/ME) coordenará a implementação das medidas propostas, o monitoramento e a avaliação dos resultados entregues pelo programa.

Medidas de eficiência

O programa propõe medidas de eficiência a partir de cinco dimensões: governança e gestão estratégica; serviços à sociedade; gestão de pessoal; processos internos; e estruturas organizacionais. Heckert explica que é a primeira vez que a administração pública adota um programa que propõe trabalhar essas áreas de forma conjunta: “Atualmente trabalha-se de forma fragmentada. O TransformaGov propõe avaliar e revisar, em único plano de trabalho, a dimensão estratégica de governança do órgão, os processos finalísticos que entregam serviços à sociedade, os processos internos ao órgão, as pessoas envolvidas e as estruturas organizacionais necessárias”, disse o secretário de Gestão do ME.

O MCTIC é o primeiro órgão a ter concluído o plano de trabalho. “Temos excelentes profissionais para implementar o plano de nosso ministério”, afirmou o secretário-executivo do MCTIC, Julio Semeghini. “Quando trabalhamos de forma integrada, conseguimos entregar os resultados de forma mais eficiente. Esperamos também a participação de órgãos da área social, da saúde e da educação”, completou.