Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Dezembro > Brasil inicia parceria com organismo do G20 para desenvolvimento de infraestrutura

Economia

Brasil inicia parceria com organismo do G20 para desenvolvimento de infraestrutura

INTERNACIONAL

Documento assinado em Riad, na Arábia Saudita, prevê ações visando à atração de investidores privados para o financiamento da infraestrutura
por publicado: 12/12/2019 20h40 última modificação: 12/12/2019 20h40

A Secretaria de Assuntos Econômicos Internacionais (Sain) do Ministério da Economia assinou uma Carta de Intenção com o Global Infrastructure Hub (GI Hub). O objetivo do Programa Nacional do GI Hub com o Brasil é acelerar o desenvolvimento dos mercados de infraestrutura no país. O documento foi assinado no último sábado (07/12), durante a primeira reunião do G20 em Riad, na Arábia Saudita, pelo titular da Sain, Erivaldo Gomes, e a CEO do GI Hub, Marie Lam-Frendo.

O lançamento do Programa Nacional do Brasil, que é a primeira iniciativa individual do GI Hub com um país, resulta de trabalho intensivo realizado nos últimos meses, envolvendo consultas com o governo brasileiro para o levantamento de iniciativas e com vários bancos de desenvolvimento multilateral (MDBs, na sigla em inglês) para a validação de programas, além de acompanhamento in loco do GI Hub em período integral no Brasil.
As principais atividades do Programa Brasil no País do GI Hub envolverão:

  • Apoiar o desenvolvimento da estrutura do país para o Programa de Privatização de Portos do Brasil;
  • Fornecer um estudo de benchmarking sobre financiamento privado de longo prazo para infraestrutura;
  • Consolidar as principais práticas de alocação e mitigação de riscos em moeda estrangeira;
  • Prospectar a integração da plataforma SOURCE para o desenvolvimento da preparação de projetos de infraestrutura no Brasil;
  • Estudar práticas líderes em instrumentos de garantia do governo para investimentos em Parcerias Público-Privadas (PPPs).

A execução das atividades envolverá a contratação de consultores para os trabalhos e a realização de workshops do GI Hub no Brasil, na preparação de projetos de infraestrutura. O trabalho se beneficiará de diálogo contínuo entre o GI Hub e organizações internacionais estratégicas, o setor privado, MDBs e contrapartes do governo que orientam o programa do país por meio da colaboração e do compartilhamento de experiências, recursos, lições aprendidas e melhores práticas adquiridas.

O Programa Nacional do Brasil se vincula diretamente à missão do GI Hub de conectar a comunidade de infraestrutura global e compartilhar ideias para facilitar a entrega dos resultados econômicos, sociais e ambientais dos membros do G20 por meio de mais e melhor infraestrutura.

Sobre o GI Hub

Em 2014, o G20 reconheceu a importância da infraestrutura no aumento da demanda e no aumento da produtividade e crescimento, estabelecendo o programa plurianual da Iniciativa Global de Infraestrutura para apoiar o investimento público e privado em infraestrutura de qualidade. O Global Infrastructure Hub foi criado pelo G20 para fornecer recursos dedicados para ajudar a implementar a agenda sob a Iniciativa e cumprir os objetivos do G20.

Sediado em Sydney, na Austrália, e composto por profissionais de infraestrutura de setores público e privado de todo o mundo, o GI Hub recebeu o mandato de aumentar o fluxo global de projetos de infraestrutura bancários e de qualidade. Ao facilitar o compartilhamento de conhecimento, destacar as oportunidades de reforma e conectar os setores público e privado, o GI Hub ajuda a melhorar o funcionamento dos mercados de infraestrutura.