Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 07 > Secretário Paulo Uebel fala amanhã sobre melhoria do ambiente de negócios no Brasil

Economia

Secretário Paulo Uebel fala amanhã sobre melhoria do ambiente de negócios no Brasil

Desburocratização

Ele participa de evento para assinatura de acordo entre Enap e Endeavor, para reduzir burocracia na abertura de empresas
por publicado: 31/07/2019 18h41 última modificação: 31/07/2019 18h41

O titular da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, falará nesta quinta-feira (1º/8) no evento de lançamento da parceria entre a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a organização Endeavor, de apoio a empreendedores de alto impacto. O foco do evento, com início às 9 horas, na sede da Enap, é desburocratização e melhoria do ambiente de negócios no Brasil. 

A Secretaria, que articulou o acordo entre Endeavor – plataforma global sem fins lucrativos – e Enap, está empenhada em buscar meios de estimular reformas nos municípios, visando reduzir o tempo e a burocracia exigidos para a formalização de negócios no país. 

Segundo aponta o ranking Doing Business – publicado anualmente pelo Banco Mundial, avaliando a facilidade em se fazer negócios – o tempo médio para abrir uma empresa no Brasil é de 62 dias, enquanto na Argentina é de 11 e na Turquia de apenas 7 dias. 

Para reduzir esse número no país, a secretaria está apoiando o Mapa da Simplificação, elaborado pela Endeavor, que reúne as melhores práticas nacionais e internacionais para simplificar os processos de abertura de empresas. O mapa mostra um passo a passo que ajuda qualquer município a desburocratizar e a atrair negócios. 

Segundo a Endeavor, uma série de fatores determinam a capacidade dos municípios para geração de negócios, criação de empregos, atração de investimentos e fomento à inovação. Foram compilados 60 desses indicadores no Índice de Cidades Empreendedoras, publicação que impactou diretamente os 32 municípios analisados – alguns conseguem abrir empresas em uma hora – e provocou o desejo de mudança em outras centenas de prefeituras. 

A parceria Enap-Endeavor está estruturada em dois projetos principais: a elaboração de novas edições do Índice de Cidades Empreendedoras; e a produção do curso de educação a distância “Abertura de Empresas: Como redesenhar e simplificar processos”.