Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Março > Unidade de atendimento do Na Hora em Brasília recebe central de Perícia Médica Federal

Economia

Unidade de atendimento do Na Hora em Brasília recebe central de Perícia Médica Federal

Atendimento

Parceria entre governo federal e governo do DF, unidade fica no Setor Comercial Sul e absorverá grande parte do trabalho feito em agências do INSS
por publicado: 03/03/2020 14h35 última modificação: 03/03/2020 17h35

Foi inaugurada nesta terça-feira (3/3), em Brasília, a primeira central de perícias médicas do país criada e mantida em conjunto pelo governo federal e por um governo local – no caso, o Governo do Distrito Federal (GDF). A nova unidade de atendimento Na Hora Perícia Médica Federal tem 24 consultórios e capacidade para mais de 12 mil perícias médicas por mês.

Localizada na região central do Plano Piloto (Setor Comercial Sul – Quadra 4 – Bloco A – Edifício Luiz Carlos Botelho, 3º andar), a central funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, absorvendo grande parte do atendimento atualmente feito em Agências da Previdência Social. A centralização permitirá a redução de despesas com aluguel e com a contratação de vigias, resultando na economia de R$ 2,8 milhões por ano para o governo federal.

A nova central é resultado de parceria entre a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e as Secretarias de Justiça e Cidadania e de Economia do DF.

03/03/2020- Solenidade de inauguração do "Na Hora Perícia Médica Federal"

Modelo

O secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, destacou a importância da parceria: “É um sonho podermos unificar a perícia médica aqui e fazermos com que o cidadão do Distrito Federal tenha um atendimento mais digno”, disse Bianco. “Nosso compromisso é com a qualidade do serviço público oferecido. Este é um modelo que veio para ficar e que esperamos estender para o restante do país”.

O GDF disponibiliza a estrutura física e administrativa da nova unidade, enquanto a Subsecretaria da Perícia Médica Federal do Ministério da Economia fica responsável pelos peritos médicos que atuam no local.

O governador do DF, Ibaneis Rocha, afirmou que a nova unidade ajudará a “desafogar o sofrimento das pessoas”, criando condições para um atendimento rápido, seguro e em local de fácil acesso: “Este é um teste que veio para dar certo. Estamos de portas abertas”, afirmou ele, referindo-se ao ineditismo da parceria.

Qualidade

A subsecretária da Perícia Médica Federal, Karina Argolo, falou sobre a qualidade das instalações: “É um local totalmente adequado para atender, com o máximo de conforto e comodidade possíveis, as pessoas que necessitam da Perícia Médica Federal, muitas delas idosos, pessoas doentes ou com deficiência”, afirmou Karina.

Para o secretário de Previdência, Narlon Gutierre Nogueira, a iniciativa produz ganhos de eficiência e qualidade: “O modelo de integração da central de perícias médicas a outros serviços ofertados aos cidadãos permite melhorar o atendimento aos segurados da Previdência Social e, ao mesmo tempo, otimizar a utilização dos recursos públicos”, disse Narlon.

A Perícia Médica deixou de fazer parte da estrutura administrativa do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no ano passado. Atualmente, está vinculada à Subsecretaria da Perícia Médica Federal, órgão que integra a estrutura da Secretaria de Previdência da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, nos termos do Decreto 9.745, de 8 de abril de 2019. 

Na Hora Perícia Médica Federal
Endereço: Setor Comercial Sul – Quadra 4 – Bloco A – Edifício Luiz Carlos Botelho, 3º andar – Brasília – DF
Horário de funcionamento: das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira