Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Março > Grupo de Propriedade Intelectual seleciona instituições para participar de suas reuniões

Economia

Grupo de Propriedade Intelectual seleciona instituições para participar de suas reuniões

Propriedade Intelectual

Candidaturas devem ser enviadas até 30 de março e as escolhidas terão mandato de um ano
por publicado: 11/03/2020 14h09 última modificação: 11/03/2020 18h32

O Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual (GIPI), ligado ao Ministério da Economia, irá receber, até o dia 30 deste mês de março, inscrições de entidades da sociedade civil interessadas em participar de reuniões do colegiado. Cada instituição deverá indicar um representante titular e um suplente. As candidaturas deverão ser enviadas para o e-mail gipi@mdic.gov.br.

Serão selecionadas até dez entidades para o mandato de um ano. Serão aceitas somente instituições representativas com comprovada atuação e interesse temático em propriedade intelectual.

Confira, na Resolução Nº 01, os critérios para seleção das instituições

O que é o GIPI

Criado originalmente em 2001, no âmbito da Câmara de Comércio Exterior (Camex), o GIPI foi recriado em julho do ano passado, no Ministério da Economia, para propor ações e coordenar a atuação do governo federal no tema propriedade intelectual.

O grupo é presidido pelo Ministério da Economia e trata do ambiente de negócios, competitividade e retorno de investimento relacionados à propriedade intelectual, entre outros temas. Tem como prioridade a construção de uma Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual, que vai abordar questões de curto, médio e longo prazo na busca de um sistema de propriedade intelectual efetivo, atendendo aos usuários com eficiência para o desenvolvimento social, econômico e tecnológico do país.

O GIPI é composto por representantes da Casa Civil, da Secretaria-Geral da Presidência da República e dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Cidadania; Justiça e Segurança Pública; Relações Exteriores; Saúde; e Meio Ambiente.

A Secretaria-Executiva do colegiado é responsabilidade da Subsecretaria de Inovação da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia.