Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Março > Aplicativos do governo federal superam 20 milhões de downloads em lojas virtuais

Economia

Aplicativos do governo federal superam 20 milhões de downloads em lojas virtuais

Governo Digital

Ao todo, são 75 apps reunidos em uma única conta; “Coronavírus SUS” é destaque em 2020
por publicado: 13/03/2020 16h56 última modificação: 13/03/2020 19h57

As contas oficiais do Governo do Brasil nas duas principais lojas de aplicativos móveis, Play Store (Google) e App Store (Apple), superaram a marca de 20 milhões de downloads desde julho de 2019. No total, são 75 aplicativos disponíveis gratuitamente ao cidadão, entre eles a CNH Digital, o Meu INSS e mais recentemente o Coronavírus SUS , ferramenta com informações sobre a Covid-19 . O aplicativo desenvolvido pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus) já conta com mais de 340 mil downloads desde 28 de fevereiro, quando foi disponibilizado nas lojas virtuais.

A conta única permite uma melhor gestão dos programas, centralizando as informações e facilitando seu aperfeiçoamento. Além disso, oferece  garantias ao usuário de que aquele aplicativo é oficial e confiável. “Para o cidadão, uma plataforma única de governo permite a busca por uma aplicação mais fácil. Ou seja, o usuário encontra tudo em um único ambiente, tornando sua experiência mais simples. Sem falar na chancela de governo, de que aquele aplicativo é seguro”, afirma Joelson Vellozo Júnior, diretor do Departamento de Experiência do Usuário de Serviços Públicos da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia. 

Com a análise organizada dos dados, é possível acompanhar o desempenho dos aplicativos e, assim, realizar melhorias pontuais. Além disso, as avaliações dos usuários nas plataformas são grandes termômetros para o aprimoramento das ferramentas.

A reunião de aplicativos móveis de governo em um único ambiente virtual atende diretriz disposta no Decreto 9.756/2019, que trata da unificação de canais digitais do Governo Federal.

Coronavírus

O Coronavirus SUS, desenvolvido pela área de tecnologia do Ministério da Saúde, é um dos aplicativos disponíveis na loja do Governo do Brasil nas plataformas digitais. O usuário tem acesso a informações sobre prevenção, sintomas e orientações em caso de suspeita de infecção. Pelo serviço de geolocalização, o cidadão sabe qual é a unidade de saúde mais próxima e que pode servir de atendimento.

Em duas semanas, o aplicativo foi baixado 340 mil vezes. Deste total, 220 mil usuários permaneceram com o app instalado em seus dispositivos móveis até a última atualização dos dados (12 de março). A avaliação nas duas principais lojas virtuais supera 80% em satisfação.

Segundo Jacson Barros, diretor de Informática do SUS, o desenvolvimento da ferramenta foi um grande esforço da área de tecnologia com a Secretaria de Vigilância em Saúde do ministério. Em apenas 2 dias, técnicos do órgão disponibilizaram o aplicativo para a população. “Tudo é simples, de fácil uso e entendimento. A ideia foi facilitar a comunicação com a sociedade, incluindo quem chega ou retorna de viagens internacionais”, diz o diretor.