Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Fevereiro > SPE divulga atualização do Podium de Curto Prazo e os rankings de 2019

Economia

SPE divulga atualização do Podium de Curto Prazo e os rankings de 2019

Prisma fiscal

Relatórios elencam as cinco instituições com melhores previsões para cada variável fiscal
por publicado: 05/02/2020 08h00 última modificação: 05/02/2020 11h00

A Secretaria de Política Econômica divulga nesta quarta-feira (5/2) a atualização do Podium de curto prazo de julho de 2019 a dezembro de 2019, Podium anual de longo prazo 2019 e Podium anual melhores de curto prazo 2019. Os documentos apresentam os rankings das instituições participantes do Prisma Fiscal com maior exatidão em suas previsões.

Entenda
Divulgado desde 2016, o Podium é um ranking das instituições com melhores previsões para as variáveis fiscais de arrecadação das receitas federais, receita líquida, despesa central e resultado primário do governo central.

O ordenamento é feito com base em equações que determinam penalidades para cada instituição, considerando o desvio de suas projeções para o valor ocorrido e a regularidade de participação. Ou seja, quanto mais regular e mais precisa é a instituição, menor a penalidade e, consequentemente, melhor sua posição no ranking.

Podium de curto prazo: ranking mensal das instituições que melhor projetaram os resultados das variáveis de curto prazo. Confira a versão atualizada.
Podium de longo prazo: ranking anual das instituições que melhor projetaram os resultados das variáveis de longo prazo. Confira a versão atualizada.
Podium melhores de curto prazo: ranking das instituições que, ao longo do ano, foram as melhores previsoras das variáveis de curto prazo. Confira a versão atualizada.

Para obter mais informações, inclusive a metodologia de cálculo, consulte a Nota Metodológica do Prisma Fiscal.