Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Maio > Setor de óleo e gás é tema de painel em evento internacional no Rio de Janeiro

Economia

Setor de óleo e gás é tema de painel em evento internacional no Rio de Janeiro

Competitividade

Secretário Carlos Da Costa falou sobre os rumos do setor de óleo e gás no Brasil e na América, exploração, custo de extração e comercialização
por publicado: 20/05/2019 21h00 última modificação: 21/05/2019 09h04

O Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec/ME), Carlos Da Costa, foi um dos palestrantes do evento internacional CWC World Gas Series, que aconteceu na manhã desta terça-feira (21), no Rio de Janeiro (RJ).

Na pauta, os rumos do setor de óleo e gás no Brasil e na América, exploração, custo de extração, comercialização, competitividade e produtividade das empresas.

Da Costa defendeu o livre mercado, a inovação e o empreendedorismo, e o aumento da produtividade das empresas. “ O mercado de gás é uma das nossas prioridades. E o que nós pretendemos é fazer com que a competição ocorra de maneira mais ampla nesse mercado. Em particular no transporte e distribuição de gás. Nós temos hoje no Brasil, uma riqueza extraordinária de produção de gás natural, de baixo custo, isso é resultado de muitos anos do trabalho de geólogos, e também da sorte de termos o pré-sal”, ressaltou, Carlos Da Costa.

O Secretário também apresentou o plano Pro-mercados e ações de ampliação do mercado de gás no País e seus impactos positivos na indústria brasileira: “em especial a indústria de químicos e plásticos”. A necessidade da redução do preço do gás também foi citada pelo Da Costa.

Além de representantes do Ministério da Economia, participaram do evento representantes do Ministério de Minas e Energia, de Relações Internacionais, da Petrobras, do Departamento de Energia dos EUA, do Governo do Estado do RJ, especialistas do setor e empresários nacionais e internacionais.