Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Maio > Mercado segue na expectativa de aprovação da Nova Previdência, avalia SPE

Economia

Mercado segue na expectativa de aprovação da Nova Previdência, avalia SPE

Arrecadação

Arrecadação acompanha ritmo de recuperação da economia
por publicado: 24/05/2019 08h35 última modificação: 24/05/2019 09h53

“Com a aprovação da Nova Previdência e de outras medidas, conseguiremos retomar um ritmo mais acelerado de crescimento”, afirmou o subsecretário de Política Fiscal, Marco Antônio Cavalcanti, na exposição da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia (SPE/ME), durante a apresentação dos resultados da arrecadação federal, nesta quinta-feira (23/5), em Brasília.

A diferença entre o valor da arrecadação federal de abril e a expectativa mediana de mercado, captada pelo Prisma Fiscal/SPE, ficou em -1,4%. Cavalcanti explicou que esse resultado reflete uma recuperação lenta da economia. Na sua exposição, a SPE mostrou também que a expectativa mediana para a arrecadação total de 2019 diminuiu, o que está de acordo com as revisões recentes nas previsões de crescimento do PIB.

Segundo Cavalcanti, a análise dos dados sobre a conjuntura macroeconômica e as expectativas de mercado confirmam a percepção da SPE de que é importante o país avançar na agenda de reformas.

Produção e arrecadação 

A SPE analisou a variação na arrecadação de PIS/Cofins e IRPJ/CSLL e o crescimento na produção industrial. Os dados desagregados por atividade da indústria indicam que o ritmo de crescimento da arrecadação pode ser explicado, em grande medida, pelo comportamento da produção. 

A correlação positiva fica clara quando se analisa a variação acumulada em doze meses, uma vez que, entre um mês e outro, fatores específicos, como a compensação, podem afetar o agregado da arrecadação.