Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Maio > Estados receberão ajuda do governo federal para privatizar suas empresas

Economia

Estados receberão ajuda do governo federal para privatizar suas empresas

Governadores

Dois terços das estatais brasileiras são de estados e municípios
por publicado: 27/05/2019 08h54 última modificação: 27/05/2019 10h25

O secretário especial de Desestatização e Desinvestimento do Ministério da Economia, Salim Mattar, disse neste sábado (25/5), em Gramado (RS), que o governo federal irá apoiar os governadores que desejarem vender suas empresas estatais. Segundo ele, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) irá dar o suporte necessário aos estados.

“Vamos ajudar os estados a fazer reestruturação financeira. Vamos apoiar aqueles que desejam privatizar e vender suas estatais. O BNDES vai ajudar nisso”, declarou durante o 3º Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), fórum que reúne governadores, vice-governadores e secretários dessas regiões.

Encontro Consórcio de Integração
Salim Mattar fala sobre desestatização no encontro Consórcio de Integração Sul e Sudeste em Gramado. Foto: Divulgação/Consud

Salim lembrou que atualmente o Brasil tem 440 estatais, sendo que 134 são de controle da União e as demais são dos estados e municípios. “Temos dois terços das estatais nos estados. Estamos nesse momento ajudando, tentando motivar governadores e prefeitos a venderem suas empresas e transformar em caixa para que possam investir no que é prioridade para o cidadão pagador de impostos”, finalizou.